Duas equipas transmontanas participam no Circuito Nacional de Walking Football

Projeto Novas Sociedades Longevas, do IPB, recolhe dados para uma melhor compreensão das necessidades e benefícios de programas de exercício adaptados para a população sénior.

Equipas de Miranda do Douro e Macedo de Cavaleiros participam no Circuito Nacional de Walking Football, uma modalidade desportiva destinada a indivíduos com mais de 50 anos.
O torneio, integrado na II Etapa do Circuito Nacional de Walking Football, realizou-se a 30 de outubro. Para além de incentivar a convivência social e promover uma vida ativa e saudável, elementos fundamentais para o bem-estar na longevidade, no âmbito desta iniciativa experimental de atividade e exercício físico e longevidade, o projeto Novas Sociedades Longevas (NSL), desenvolvido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), efetuou a monitorização dos participantes, acompanhando, em tempo real, a atividade física realizada, registando dados essenciais como frequência cardíaca, níveis de esforço e calorias gastas.
Estes dados que são importantes para avaliar a prática desportiva dos jogadores, e também servem de base para investigações futuras no projeto Novas Sociedades Longevas.
A análise detalhada da atividade física destes indivíduos vai permitir uma melhor compreensão das necessidades e benefícios de programas de exercício adaptados para a população sénior, reforçando o compromisso de promover sociedades mais saudáveis e longevas.
Este projeto, luso-espanhol, que envolve a Universidade de Salamanca, o Instituto Politécnico de Bragança e o Conselho Económico e Social de Portugal, surge da necessidade de compreender, conhecer e Agir, face à nova realidade mundial, vivemos cada vez mais tempo, e em melhores condições sanitárias e sociais, o que abre a porta a muitas novidades, incluindo desafios e oportunidades a curto, médio e longo prazo. Esta maior esperança de vida não é a única alavanca que modifica a nossa realidade demográfica, uma vez que é acompanhada por uma queda notável na taxa de natalidade e uma distribuição desequilibrada da população em todo o território. Tudo isto representa um novo e premente desafio para toda a humanidade e, de uma forma muito especial, para as sociedades espanhola e portuguesa.

O projeto Novas Sociedades Longevas (0137_NSL_6_E), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Interreg VI A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top